sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Espírito Fetra de Natal



Ontem foi Noite de Natal da Cafetra na ZDB, um verdadeiro "Muppetshow Fetrence" - estes putos querem mesmo alienar a malta. O mais incrível do evento era a mesa deles cheio de "merch": zines, discos, k7's, t-shirts, canecas, calendários e postais! Como é óbvio esqueceram-se das peúgas, um produto desvalorizado por muitos mas sem dúvida o mais útil deles todos! Tomem nota!
A música deles pode ser ignorada e desprezada por muitos, que seja, nem vou pensar muito nisso agora até porque ainda não consegui ouvir o último de Putas Bêbadas alto o suficiente. O que interessa é que estes putos (que vão deixar de o ser mais uns tempos) dão baile a tudo e todos, é a amizade e companheirismo num grupo de uma dezena de tipos e tipas invertendo a tendência da arrogância e egocentrismo que vivemos. Eles todos juntos criaram o espírito DIY mais puro e divertido (o Espírito de Natal que se foda!) com acções tão simples como fazer um fanzine de verão - Zine Fetra Verano - ou  um de Natal - Zine de Natal da Cafetra. Tal como a música as BD's são toscas (algumas nem se consegue ler), fotonovelas, brincadeiras, desenhos e afins. Sobressaí a Mariana Pita mas isso pouco importa para aqui. É a atitude e desbravar terreno sem medos e em colectivo que faz destas publicações uma curte.
A Cafetra dá estalada de luva branca e muito humildemente submeto-me a estes putos, mais uma vez é o Rock a ensinar à BD o que deve fazer. Se Tommi Musturi nesta entrevista ao Aaron $hunga afirma que há poucos livros de BD com interesse em comparação com a Literatura, também pouco se aprende com a BD sobre Sociedade. Estamos a dois meses da promoção do nosso concurso dos 500 paus - e a mês e meio para acabar o prazo - e até agora ZERO de propostas. Isto diz muito da sociedade portuguesa - e talvez da BD? - ou da sociedade ocidental, esta falta de capacidade de união para lutar por uma causa comum. Obrigado Fetras por nos relembrar a todos nós desta triste realidade. Não há Natal que nos safe...

Sem comentários: