sexta-feira, 27 de outubro de 2017

exposição "Revisão : Bandas desenhadas dos anos 70" @ Festival de BD da Amadora


Apesar do título deste livro ser "Revisão" a ideia não foi refazer a História mas oferecer ao olho público obras da década de 70 que ficaram esquecidas e nunca republicadas.

Inserido na Mercantologia, uma colecção da Associação Chili Com Carne, criada para recuperar material perdido, saiu em 2016, quarenta anos depois de ter acabado a icónica Visão, uma revista improvável para um país com graves problemas económicos mas que se apresentava nas bancas com ar luxuoso, cores ácidas e brilhantes, temáticas políticas e libertárias.

 A Chili Com Carne quis comemorar esta publicação que fez uma ruptura com a BD tradicional portuguesa mas também recuperar um conjunto de BDs esquecidas dos anos 70 cheias de frescura, rebeldia e prazer criativo, vindas de outras experiências editoriais como os fanzines O Estripador e O Evaristo ou o "détournement" no livro Grande Música Negra de Jorge Lima Barreto (1949-2011).

Pelo meio ainda encontraram dois inéditos, de Mário-Henrique Leiria (1923-80) com Isabel Lobinho e de António Pinho com Carlos “Zíngaro”, e mais irónico, uma capa da autoria de Lobinho, que foi rejeitada na altura pela revista Visão. Assim que ela foi avistada, foi logo aceite como capa do Revisão!

 As páginas do livro foram digitalizadas directamente das publicações e dos originais sobreviventes - estes vão fechar este ciclo de (re)descobertas com esta exposição do Festival de BD da Amadora, que ofereceu ao livro o Prémio Clássicos da 9ª Arte no ano passado. São poucos originais para ver mas serão de certeza as pranchas mais emocionantes neste certame. Afinal quantas vezes poderão apreciar páginas de Nuno Amorim, J.L. Duarte, Isabel Lobinho, Pedro Massano, Zé Paulo (1937-2008), António Pilar, Pedro Potier e de Carlos "Zíngaro"?

Preparem-se para muita BD psicadélica, urbana, cósmica, mórbida, erótica, pessimista, ácida, crítica...

Sem comentários: