quarta-feira, 6 de julho de 2016

Desinformação

Mais uma k7 da Thisco! E outra vez de Rasalasad! E mais um CD dele... O que raios aconteceu?
Mais!
Ambos trabalhos estão cheios de Dark Ambient trabalhado com dezenas de colaborações estrangeiras de personalidades da melhor electrónica universal.
A k7 é a mais coerente enquanto corpo sonoro. De um lado participam os "noisers" Smell & Quim (trodacalho de Mel & Kim?) que são uns britânicos javardos (que redundância, todos os ingleses são javardos até prova contrária) que foram domados pelo Rasalasad. O Noise infernal deles desapareceu com os sintetizadores planantes de Rasalasad, uma combinação fascinante. O lado A é uma colaboração com o americano irr.app.(ext.), autor de uma obra sonora e visual fantástica e ligado aos importantes Nurse With Wound. Faixa dinâmica, cheia de detalhes e progressões inesperadas. Sofre só é dos mesmo problemas gráficos da k7 anterior...

Thismorphia é um CD que pretende ser um "showcase" de Rasalasad, sendo que o universo deste músico toma conta dos outros que participam: Jarboe, Merzbow, Smell & Quim, irr.app.(ext.), Von Magnet,... ainda assim, apesar da usurpação e dominação sobre os materias dos convidados, Thismorphia parece disparar para muitos sítios, sem encontrar um discurso próprio - ao contrário do que aconteceu no passado longínquo de Rasal ou neste recente "comeback".
Para quem conhece bem o catálogo da Thisco, fica-se com a sensação que está-se a revisitá-lo com uma nova camada. Ou então, o problema será certamente meu que não me consigo concentrar nos sons que não conheço e só me foco nos pontos que (re)conheço sem conseguir apanhar a "big picture". Talvez seja um disco que obriga parar para ouvi-lo com atenção... mas quem o consegue fazer nesta cidade infestada de obras, tuk-tuks e turistas bêbados? Design do CD a cargo da Camarada Pires.

Eis o novo zine do Trump da Bernarda que se intitula de Mariano #1 - em homenagem à sua criação de BD, o Gato Mariano, o gato mais tótó do planeta que quer impedir dos mexicanos de beber cerveja à pala! Um fanzine como este é raro dada o individualismo que se vive à grande e à francesa na comunidade criativa em 2016. Toda gente faz os seus zines e livrinhos de autor, cada um de costas viradas uns para os outros tal é o Ego de cada um. É raro ver fanzines que mostrem trabalhos de outros e mais importante que dêem tempo de antena para entrevistas. Aqui além das Críticas Felinas do Gato Mariano há também uma galeria para o José Cardoso / Tomba Lobos. O Tiago tem o "defeito" de ser jornalista de formação e por isso foi trocar impressões com o norte-americano Ed Luce e Bráulio Amado - quando foi a última vez que viram isso acontecer no mundo das edições "indie" (resposta: "na Maga"). O primeiro é conhecido pela suas BDs gays mas que entretanto tem conseguido ultrapassar esse nicho para uma audiência mais generalista. O segundo dispensa apresentações mais merece puxão de orelhas com os seus bitaites parvos do tipo O mais interessante é encontrares uma cena com pessoas que partilham o mesmo interesse e sentimento que tu tens ao fazeres algo criativo, sejam eles punks, betos ou da família real, iá, meu, os betos e os da família real devem ter muito de interessante para partilhar. E se tiverem é só contigo, Bráulio! Espero que trabalhes com o Luís Represas! Tem masé juízo! Enfim, de resto, tudo "impec"! Desde o Zundap que não aparecia em Portugal um... FAN-ZINE! Granda Mariano! Espero que ganhes as eleições!

Todos estes artigos vão estar na Feira Morta este Sábado, acabadinhos de fazer. Mais uma razão para ir lá! Três razões!!!

Sem comentários: