sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Pionir

v/a
Fijuk; 2015

Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez - aliás algures neste blogue deve haver até uma quarta -, que tenho avisado da "euforia criativa" que se vive nas  Balcãs depois de tanta História negra no fechar do século passado.
E este jornal/revista/zine (whatever!) é o culminar desse processo de invenção e descoberta. Foram-se os pénis nas BDs sérvias (que já era marca registada) e ficaram os escrotos - fantásticos como os de Bernharda Xilko que assina a capa tal como da última Stripburger - que continuam a sustentar a experimentação mas agora mais estetizada.
E a excitação continua! Basta ver por alto os trabalhos novos de Igor Hofbauer ou de Aleksandar Opacic para perceber que continua-se com algo aqui que não se encontra em mais lado nenhum, talvez só com os Tontos da "vizinha" Áustria.
O jornal publica desenhos, colagens, BDs e artigos sobre o DIY das Balcãs e música. Tudo redigido em inglês, embora tenha havido um "número" anterior que estava escrito em sérvio.
Na 'net é que não se consegue apanhar nem um "jpegito" da capa... ainda falta o "passo 2" para o "profissionalismo" (que autores como Wostok abomina) mas a marcha parece imparável e com um caminho cheia de surpresas incríveis!

Sem comentários: