quarta-feira, 24 de junho de 2015

It's a zine world!


Cada vez aparecem mais publicações com produções de autores de BD ou gráficos. O que se dizia no Maga sobre 2014 parece concretizar-se para 2015, e já o que não falta praí são zines a pontapés.

Das novidades mais salientes e mais importantes é Carne e Osso (imagem), publicação de BD dirigida por Marco Mendes e da "nossa" Sofia Neto que tiveram a ideia mais simples da vida: fazer uma revista de BD usando do melhor talento da praça (Amanda Baeza, Bruno Borges,...). Edição elegante com 1 bom design, que sairá de 2 em 2 meses e custa 3 Euros... simples não é? Não, não é! Mas alguém têm de fazer o trabalho sujo... Bom trabalho!

Gonçalo Duarte é como a Britney Spears porque cada vez que mostra uma BD nova podia dizer "ops, I did it again"... ou seja, ele mudou outra vez de estilo gráfico e com grande pinta! Pena que a história de Hightower de Bruno Martins seja tão freak e balofo como o Prog, o que faz sentido porque é uma adaptação do disco dos Equations, banda que ambos autores fazem parte e que sim é freak, balofa e fucking retro 70s... O fanzine pode ser comprado nos concertos da banda, peçam sem o disco, sff, a não ser que queiram levar uma excelente capa do João Maio Pinto.

Tierra de Nadie é o segundo zine de BD de Rodolfo Mariano, um metaleiro nada dogmático e fora do baralho. BDs com representações ácidas da Morte ao ponto da náusea ou de fazer corar o esqueleto do Posada com riffs dos sunn0))). É de pedir cópias para este e-mail: 13thdoom(at)gmail(dot)com

Sim Mau é um autor que publicou uma excelente BD no Nicotina'zine e que mostrava um virtuoso domínio de desenho e que entretanto com dois novos zines seus preferiu degenerar, atitude mais do que normal quando se é jovem e quer-se experimentar novas técnicas. Viagem é como se José Parondo encontra-se André Lemos ou o Andrea Bruno com o Bruno Borges, graficamente interessante com um texto simples de uma criança a azucrinar os pais na viagem de carro. Sodoma & Gomorra é a descoberta do autor desse antro de perversão que é o Antigo Testamento num estilo entre o Keith Harring e algo de Alain Corbel mas o problema é que o zine é preguiçoso, fazendo uma ilustração desbundada dos textos bíblicos sem acompanhá-los muito nem destacando a javardice sexual judaíca-cristã, para além de que o design desleixado do zine não convence. Merecia mais e melhor... Assim não, Sim Mau!

Por fim, creio que o zine já é de 2012 mas o Xavier Almeida reimprimiu mais uma cópias de História em que o autor apaga a própria história que é uma metaqualquercoisa ou um conceptual'zine que não engana. Seja lá o quer que estava escrito ou desenhado foi apagado, os fantasmas-palimpsestos estão impressos, topa-se que se fez qualquer coisa mas a história valia a pena? Ou era uma porcaria? Nunca saberemos... Almeida faz uma provocação intelectual bem melhor que as suas piçadas habituais. É mesmo um sacana!!!

Sem comentários: