sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Usted #7


Esteban Hernández
Auto-edição; Outono 2012

Costuma-se dizer que os "espanhóis são mais que as mães", uma verdade de La Palice que se pode aplicar a qualquer país ou povo. Se calhar só quer significar que os portugueses quando vão a Espanha para não ficarem de boca aberta, como um burro a olhar para um palácio e não alarvarem algo do tipo "porra, Espanha é enorme e Portugal é uma caganita" preferem dizer esta treta que nada diz. Também se poderia dizer "os valencianos gráficos são mais que as mães" só para dizer que Valência é uma cidade cheia de autores de BD e ilustradores, para além de ter um Museu da Ilustração e ruas dedicadas a artistas gráficos.
De memória está lá a malta do Arght!El Monstruo de Colores No Tien Boca, Media Vaca, o camarada Martin López Lam, o Tumba Swing, Arròs Negre (que este ano ganhou o Prémio de Melhor Fanzine no Festival de BD de Barcelona), Buen Dolor, e claro o Tenderete... A acrescentar a este lista de qualidade e activismo editorial está Esteban Hernández e as suas publicações, em especial Usted, fanzine de qualidade irrepreensível que junta BDs deste autor (publicadas noutros sítios?).
Tirando uma ou outra de género humorístico que nada me dizem, as outras BDs que oscilam entre a autobiografia e a ficção - e pelo meio a auto-ficção - e mostram um autor que domina completamente as convenções da BD com um estilo gráfico comercial q.b. O que é estranho é ver esta compilação que parece um "comic-book" à antiga (ou seja como acontecia com os "comics" da Fantagraphics e Drawn & Quarterly nos anos 90) sendo uma publicação com ar e conteúdo super-profissional mas auto-editado! O modelo económico não bate certo, é simples concluir que o autor não vive da comercialização das suas edições. Logo parece ser um luxo ter este "comic" como uma improbabilidade editorial.
O trabalho do autor são histórias urbanas de coincidências parvas - não são todas elas assim? o Paul Auster não inventou nada! - com resultados bastante divertidos e inteligentes. Mais um valenciano para ir seguindo!

Sem comentários: