domingo, 19 de maio de 2013

Playground

Berliac
Ed. Valientes; 2013

O argentino Berliac escreveu e desenhou um impressionante ensaio sobre BD em que fazendo uma espécie de "making of" do filme Sombras (de 1959) do realizador John Cassavetes (1929-1989) acaba por criar um manifesto pessoal sobre o que é Banda Desenhada.

Esta relação não é óbvia porque Berliac não pretende fazer nenhuma espécie de ligação técnica entre Cinema e BD por motivos visuais ou narrativos. Justamente por Sombras ser considerado um filme seminal para aquilo que passou a conhecer por "cinema independente". A sua forma de produção, filmagem e direcção de actores foi tão inversa ao sistema do "actor's studio" e de Hollywood, que permite relacionar, depois de mais de 50 anos após a sua realização, as suas questões artísticas e de produção para um ensaio sobre... BD.

O livro que temos aqui é um livro de BD tal como Berliac acha o que é BD, desenvolvendo um discurso que só pode ser vinculado à publicação do próprio livro. Usa não só "imagens e textos" com ar de acabados (para consumo público) como ainda notas do autor durante o seu processo de criação - incluindo também uma pequena conversa no Facebook com o brasileiro Pedro Franz. Eis um livro refrescante e importante para qualquer criador independente, seja de BD seja de outro médium.

Sem comentários: