domingo, 13 de abril de 2014

Super-Structure


Além de Mike Diana e Yuichi Yokoyama havia outra exposição no Fuck Off de Angoulême...  Super-Structure é um zine editado pelos belgas (?) François de Jonge e Francesco Defourny, e o projecto veio de uma participação num festival de edição independente com uma instalação.
Essa instalação foi reproduzida numa das salas do Fuck Off e consistia num abrigo débil com desenhos expostos no seu interior. Mucho arte contemporânea uma vez que essa casota serve para questionar o que se pode fazer pós-apocalipse com poucos meios. Como sabemos uma das coisas que acontece com poucos meios é a colaboração entre as pessoas e daí que tenha surgido este zine - afinal de contas, no mundo dos fanzines uma das palavras-chave é justamente essa: "cooperação".
Com três números editados, entre 2012 e 2014, o primeiro número é o típico zine A5 enquanto que os outros números são impressos em papel jornal e formato A3. É principalmente um grafzine, ou seja, a publicação interessa-se mais em explorar o grafismo, pela via do desenho ou de infografias disfuncionais embora também tenha alguma BD. O aspecto geral da publicação é que estamos perante uma publicação sobre construção de abrigos para uma segunda geração de sobreviventes após o grande-peido civilizacional que sem formação, tal como a conhecemos hoje, ferramentas e técnicas olham para o zine a pensar: "mêne, como fazemozisto? nã percebo nada-de-nada destas instruções!".
A seguir!

Sem comentários: