quinta-feira, 20 de março de 2014

Negócios simples



A Tree of Signs : Saturn (Chaosphere + Raging Planet; 2014)
Sektor 304 : Engage... Forwards (New Approach; 2014)

Há realmente algo de desonesto nas bandas de Rock que gerem o seu nome de banda como se fosse uma empresa. Pouco importa se o vocalista bazou e voltou, continua a ser Iron Maiden com ou sem o pilas do Bruce. Continua a ser Sepultura mesmo que sobre praí um brasileiro na banda, etc... Acho que o único exemplo de integridade que conheço até é um exemplo português: Jorge Ferraz mudava o nome da banda sempre que um elemento saía, daí que tenhamos primeiro os Santa Maria, Gasolina em teu Ventre para depois passar a ser God Spirou e depois para Muad'Dib Off Distortion, Fatimah X, etc...
A verdade é que se ouve melhorias entre o meia-leca de LP de estreia dos A Tree of Signs e este novo single em que a vocalista mudou mantendo-se apenas os gajos feios de barbas que cuidam da bateria e guitarra. É estranho isto? É machismo? Não, é apenas... Rock'n'Roll bizzzzness! Avanti! Eis uma peça de colecção, um single com três temas tão retro como só o século XXI permite - mas ao menos não é Garage ou Blues - ir ao tempo setenteiro do Hard & Heavy, até porque está muito na moda na cena Metal. Temos uma banda mais coesa e groovie que na encarnação anterior mas ainda falta muito para soltar a franga. É preciso dar tempo, coisa que ninguém parece ter a julgar pelas ejeculações editoriais. Belo desenho de capa mesmo que "sobre-capitalizado" e especialmente bom o último tema do disco, Red Lune III, um instrumental de droneira tosca que rende ritualizações no sofá.
Quanto aos Sektor 304, a banda tem engordado as suas fileiras com mais membros - é um quarteto desde o segundo álbum "oficial" - e com isso tem alargado as veias dos primeiros registos que entravam em campos dogmáticos do Noise e do infinito sincopado ritmo tribal. Nestes dois temas do single recém-editado, sente-se aproximação a Metal Industrial que já o tema By the Throat (do tal segundo álbum "oficial") deixava adivinhar. Engage... Forwards parece ser um manifesto do que Sektor 304 pensa do que significa Industrial em 2014 - embora quase todos os seus discos sejam isso, manifestos para o futuro do Industrial. O lado B é uma regravação do tema Voodoo Machine (do Soul Cleansing) agora com os quatro elementos (na altura foi apenas com os dois elementos fundadores) e com uma atitude mais "live" da coisa. Um dos melhores projectos de música urbana portuguesa especialmente porque ninguém pode levar o Rock a sério nos dias que correm... Ainda assim, vale a pena rectificar que os Sektor nem estão nesse terreno pantanoso!

Sem comentários: