sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

REP no Encontro de Costas - Belo Horizonte, Brasil

A ter lugar no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e no Espaço UFMG do Conhecimento entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de Março, com curadoria de Marco Scarassatti, vai realizar-se em Belo Horizonte, no Brasil, a primeiríssima edição de um ciclo com características muito especiais, o Encontro de Costas: Música Improvisada de Portugal e do Brasil, parte integrante do grande evento anual da cidade, o Festival de Verão.

Oito músicos portugueses da música improvisada, que inclui Carlos "Zíngaro" irão participar em vários concertos, e ainda haverá lugar para um nono elemento do lado de Portugal que é o ensaísta e crítico Rui Eduardo Paes, divulgador do que se passa nos meios da música criativa do país das quinas e a personalidade que, segundo a organização, inspirou esta iniciativa inédita.

O autor de Bestiário Ilustríssimo e ’A’ Maiúsculo com Círculo à Volta fará a 28 de Fevereiro uma conferência sobre a panorâmica da improvisação neste lado do Atlântico. No dia seguinte, 1 de Março, dialogará com o "designer" Koji Pereira, membro de organizações como Liga Anticapitalista, Alimento e Ação e Carnaval Revolução, num debate sobre “impulsos anárquicos”.

Músico, inventor de instrumentos, investigador e docente na Faculdade de Educação da UFMG, Scarassatti interessou-se pelo que vem acontecendo nas áreas da improvisação e do experimentalismo em Portugal desde que, no início dos anos 00, teve acesso aos escritos de Paes. Depois, veio a Portugal em diversas ocasiões, tendo tido a oportunidade de conhecer músicos locais e de tocar com alguns deles, como aconteceu na edição de 2013 do MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia. Há muito que Marco Scarassatti vinha alimentando o desejo de receber uma embaixada da improvisação lusa no Brasil, o que em 2014 é finalmente possível. Como afirma sobre o convite endereçado a Paes e aos improvisadores: Se esse festival sai é por sua causa. Foi ele quem ofereceu com seus textos a cena portuguesa, foi assim que conheci essa música visceral que me toma.

Sem comentários: