sexta-feira, 20 de julho de 2012

LIMA PROLÍFERA

É difícil resistir à tentação das delimitações nacionais quando se trata de falar da banda desenhada e da ilustração de outras paragens que não os Estados Unidos ou o eixo franco-belga ou o Japão, e isto mesmo quando as intenções do divulgador pretendem ser tudo menos folclóricas. O que se procura, com tais enquadramentos, é desvendar uma cena local, intuindo laços de amizade e colaboração, adivinhando regimes de produção e circuitos de divulgação que podem dar azo, assim se pensa, a formas específicas de absorver e digerir as influências estéticas provenientes dos grandes centros, criando estranhas erupções e alimentando redes que atravessam países e podem mesmo tornar-se, à sua maneira, globais. O caso do Peru e, em especial, da sua capital, constitui um bom exemplo. Se a produção clássica e de grande tiragem ficará claramente aquém da argentina ou brasileira, os circuitos alternativos contemporâneos da historieta peruana exibem uma formidável vivacidade. Em termos editoriais, Lima oferece pelo menos dois núcleos aglutinadores que de algum modo vão refundindo o melhor da banda desenhada e ilustração autoeditadas: o das Ediciones Contracultura, de Benjamin Corzo, com livraria aberta no número 986 da Avenida Larco, distrito de Miraflores; e o do fanzine Carboncito, editado pelos irmãos Renso e Amadeo Gonzales, onde publicam regularmente os autores mais influentes do Peru e países circunvizinhos (Renso pode ser encontrado na livraria de um pequeno centro comercial situado no número 295 da Avenida Alcanfores, que corre paralela à Avenida Larco). Outro aspecto relevante do contexto limenho, e que no fundo atesta a sua sintonia com as correntes alternativas globais, tem a ver com a hibridez entre banda desenhada e ilustração, nalguns casos abarcando também a pintura ou o design, noutros a música e a performance.

Lima, Peru

E quem são eles, os novos ilustradores peruanos? Uma primeira amostra teria de considerar os relatos autobiográficos de Jorge Pérez-Ruibal, publicados entre 2004 e 2006 no fanzine Trulópolis e posteriormente reunidos no volume Bestia (Ediciones Contracultura, 2008): uma sequência de episódios curtos de cunho realista turvado por uma boa dose de psicadelismo, exibindo recursos narrativos variados, apuro gráfico e, sobretudo, assinalável versatilidade estilística. Numa linha semelhante, as ficções suburbanas e decadentes de David Galliquio, autor prolífico mas evoluindo quase sempre dentro do mesmo registo meticuloso e denso, preenchendo o branco da página com padrões cruzados, manchas de pontinhos e balões de texto, devidamente inspirado na melhor banda desenhada underground (veja-se o fanzine A Mosca e as várias contribuições nos números de Carboncito ou Crashboomzap). Num outro comprimento de onda, mencionem-se as experimentações poéticas e existenciais de Jesús Cossio no fanzine Ciudades Convertidas en Selvas, a que se juntam trabalhos mais estruturados e, sobretudo, fortemente politizados, como Barbárie: Comics sobre Violencia Política en el Perú, 1985-1990 (Contracultura, 2010).

Jorge Perez-Ruibal, Bestia 

 David Galliquio, 'Lito El Perro en...', Carboncito 8

Jesús Cossio, Ciudades Convertidas en Selvas, nº 2

Os irmãos Gonzales têm direito a uma menção especial pela sua notável actividade editorial à frente do fanzine Carboncito, que se afirma como um excelente ponto de partida para quem quiser conhecer melhor o universo dos comics latino-americanos. O seu trabalho artístico é, contudo, igualmente digno de nota. Renso Gonzales reflecte sobre desventuras de amor em historietas de persuasão autobiográfica (incluindo as protagonizadas por um possível alter ego denominado Patrick, publicadas nas páginas de Carboncito), revelando-se ainda como ilustrador expressivo e explorador dos ambientes da metrópole limenha em Ilustración Desconocida (Carboncito Ediciones, 2007). Amadeo sobressai como primoroso retratista, cultor de uma estética linear-sintética versada em metamorfoses e desconformidades, ideal para estampagem em autocolantes e crachás, e que pode ser saboreada no fanzine Horrible y Divertido (2011) e em muitas outras contribuições na publicação que dirige com o irmão Renso. Para além disso, Amadeo Gonzales é músico e cantor de rocanrol, tendo editado, também em 2011, o CD Mostros Marcianos Y Rocanrol.

Renso Gonzales,  La Ilustración Desconocida

Amadeo Gonzales, Horrible y Divertido

Não sendo o objectivo deste post o de traçar um panorama completo, ficamo-nos por duas referências finais. A primeira diz respeito a Rodrigo La Hoz. O seu Islas (Contracultura, 2010) é uma história vertiginosa envolvendo sessões de psicoterapia e adivinhação, relações homossexuais masculinas, alucinogénios naturais (cogumelos e mel de vespa), ansiedades em torno da procriação e um avião que se despenha em cima da casa do protagonista. Tudo se passa em Lima e arredores, numa narrativa atravessada por diferentes escalas e dimensões, que vão do microscópico e do subterrâneo ao grande plano aéreo, sem esquecer diversos momentos de devaneio. A segunda referência diz respeito a Manuel Gomez Burns, certamente um dos mais virtuosos desenhadores peruanos da atualidade, que se detém sobre os códigos do cartoon e da banda desenhada vintage para baralhá-los e redistribui-los com resultados surpreendentes, elegantes e engenhosos (vejam-se as suas experimentações gráficas em torno das onomatopeias, publicadas em Carboncito e também no blog do autor).

Rodrigo La Hoz, Islas 

Manuel Gomez Burns, 'The Theater of the Sounds and the Eyes' Carboncito 14

Mesmo sumária, esta amostra chega para compreender que os quadradinhos e a ilustração proliferam sob o céu branco da capital do Peru.
                                                                                                                                                                
Sites & blogs:

Contactos:
Livraria Contracultura: libreriacontracultura@hotmail.com
Amadeo Gonzales: amadeo77@gmail.com
David Galliquio: davidalberto699@hotmail.com
Jesús Cossio: graficos777@gmail.com
Jorge Pérez-Ruibal: resinapower@yahoo.com
Manuel Gomez Burns: magomezburns@yahoo.com
Rodrigo La Hoz: rodrigolahozs@gmail.com

Sem comentários: