sábado, 24 de março de 2012

Falha humana


3x1, de Jano
Sólo Tinta
(Polaquia Sketchbook #6), de Alberto Guitián
(Polaqia; 2012)

Não se percebe se a Polaquia morreu ou não - as informações são contraditórias nos sítios consultados... Trata-se de uma associação sem fins lucrativos de autores de bd da Galiza que edita antologias e livros a solo. Mais contráditória quando o simpático Jano, autor já editado no Mesinha de Cabeceira, envia novidades! (então não está defunta, né?)
A primeira é de sua autoria, uma antologia num atraente formato A6 de três séries de tiras humorísticas que não conseguiram ser vendidas para os periódicos. Um fracasso comercial que ao menos serve para fazer uma bizarra capa em que as três personagens das séries, a Morte, um barata e um pugilista mexicano, são fundidas numa só figura... E ficamos por aqui, o humor normalizado, sem rasgos de génio ou inovação estética. Preferia ver o Jano em bds mais pessoais, sem dúvida!
Quanto à segunda novidade, faz-nos levantar a questão: para que serve um livro de esboços? À partida seria para admirar o virtuosismo de um desenhador ou de um artista que tenha uma obra grande e respeitável. Nos últimos anos têm sido antes uma forma fácil de capitalizar trabalho inédito ("esboço" significa ou que significa) para fãs babacas ou para colocar mais um título na bibliografia sem grandes esforços - e repito "esboço" significa ou que significa. Fora do cinismo, alguns casos de livros de esboços são merecidos terem uma edição dada à beleza dos desenhos (esboçados), a algum valor estético ou documental. Não é o caso deste Sólo Tinta que não é que os esboços sejam feios ou que o desenhador não tenha qualidade, ele têm todas as qualidades de um artista comercial de BD e ilustração caricatural e cómica, igual a dezenas de outros autores espanhóis ou franceses ou por exemplo do "nosso" Richard Câmara para enfiar um português no mesmo saco Pop. Creio que teria de ser fã do trabalho deste autor para comprar o seu livro de esboços. Felizmente no mundo da edição independente existe o sistema de trocas de livros da CCC pelos da Polaquia...

Sem comentários: