segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Taxas para ti!

No início de 2012 alinhamos numa postura pública contra PL118, ou seja, a actual Lei da Cópia Privada - que no blogue Bitaítes tão bem explica como funciona a pouca vergonha!

Perdeu-se mais uma batalha, fica aqui o que se escreveu na altura: A PL118 apresentada pelo PS, que pretende inserir uma taxa no preço de todos os tipos de armazenamento digital (discos rígidos, pens, telemóveis, cartões de memória), tão bem como em impressoras multifunções e outros "equipamentos de cópia". Essa taxa, recolhida cegamente em tudo o que é vendido, servirá para "compensar os autores pelo prejuízo criado pela cópia privada" - ou seja, o potencial prejuízo que um autor sofre quando tu copias um CD para o teu computador para ouvires lá, por exemplo.

Além do impacto negativo para quem usa tecnologia em geral, ou seja, toda a gente (computador, telemóvel, cartão de memória na máquina fotográfica, tudo mais caro!), como em particular aos artistas independentes e todos aqueles que, por opção, não são representados em entidades colectivas de representantes de direitos de autor (SPA e afins) - tendo de pagar taxa enquanto cidadão, e vendo também o material que usa para criar a ser taxado, taxa essa que supostamente iria para autores, mas que estes autores nunca a verão. Faz sentido que a Chili Com Carne seja contra este Projecto de Lei, e importante que o diga publicamente, nesta altura em que várias associações se juntam para fazerem com que a parte dos não-representados (sociedade civil e autores do século XXI).

Mais info:
* uma "apresentação" do assunto - http://jonasnuts.com/428922.html
* o assunto na comunicação social - http://wiki.ansol.org/AnsolNaImprensa2012

De onde aparecem estas ideias de leis? Parecem ser feitos por broncos fascistas do Texas... Mas não!!!  Isto vêm dos "Socialistas", os que costumam ser identificados como apoiantes da Cultura e da Arte. Na verdade estas pessoas que não passam de gente cadavérica, cínica e oportunista, que procuram ganhar dinheiro pela SPA sem fazerem obras novas e que ainda por cima dizem representar os autores e artistas. Ora bem, nós não nos sentimos representados, nem como artistas nem como cidadãos por esta proposta nem pelas pessoas que a apresentam e que se querem passar por defensores dos  artistas. Elas aliás, merecem que se usem as suas imagens - já que querem que paguemos irracionalmente pelas suas reproduções - da forma mais humilhante e primária, eis um exemplo que nos enviaram hoje, e que nos fez gargalhar imenso:


No fundo, olhando para esta selvagem "photoshopada" chegamos à conclusão que esta deve ser esta a real razão da Lei. Com o mundo digital deixou de haver "ordem", tudo é plástico e manipulável (cultural jamming, mash-ups, clones, avatares, etc...). O medo de serem gozadas desta forma por qualquer puto de uma aldeia da Beira Interior que tenha acesso ao Google e ao Photoshop deve-as fazer mijar entre as pernocas...

PETIÇÃO ONLINE para quem é contra aqui: 
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=pl118nao

Sem comentários: