terça-feira, 26 de julho de 2011

graph ANTI POP

A 18ª Feira Laica, como já referi aqui, foi um paraíso (infernal, dado ao extremo calor!) de novidades. Não exclusivamente de edições per se, mas também de novos criadores. Muito rapidamente porque as férias chegaram, juntamente com a senhorita preguiça, eis uma lista comentada de edições que partillham a cultura Pop de formas poucos ortodoxas para além de serem todas graphzines.


Famous Tumours (Discordian Ink; 2011) é um zine de Jaime Raposo, autor que habitou em Berlim (quando estavámos de passagem com o Boring Europa) mas que voltou para Lisboa. Para a Feira preparou este zine que promete "anjos e tigres" no meio de baba, ranho e esperma. Creio que a ideia é colocar gente pública no meio de uma escatalogia semi-mutante, resultado mais do que obtido pelo virtuosismo de Jaime Raposo mas que me escapa em parte porque não tenho televisão há 9 anos e como tal há muita gente importante que não faço mínima ideia quem seja.
Admito que já ouvi falar num gajo do golfe chamado Tigers que é buéda bom a jogar e tem pipas de massa mas... who cares!?
Estejam atentos a este autor e esta sua "label". Boa apresentação e bons desenhos! Go!


Outro título / autor que pega em figuras Pop para gozar com elas é Headbanger (Paracetamol; 2011) de David Campos
Zine A5 com capas com capas de papel colorido à escolha do freguês - e já agora está à venda no sítio da CCC - recolhe uma série de ilustrações do autor em companhia com personagens de filme Holywood como o E.T., Robocop, Aliens, etc... ou pelo menos no principio do zine depois começa a desbundar. Mas essas imagens iniciais são bastante divertidas e inconscientes da mensagem que libertam - a minha favorita é o David com personagens do Planeta dos Macacos com o Cristo-Rei de Almada como pano de fundo... uma crítica sobre o Criacionismo? Bem as acompanhei durante a tour Boring Europa... Fico feliz em vê-las todas juntas. Quem for mitra e não comprar este zine pode vê-las todas no blogue do autor.

Outra compilação é Iceberg (Imprensa Canalha; 2010) de José Feitor que ao decidir acabar com o seu blogue escroque.blogspot.com (2005-2010) juntou as suas  ilustrações favoritas para um livro de autor impresso a cores.
As ilustrações apanham alguma História recente de Portugal e arredores como a queda de alguns ditadores (Saddam Hussein) e o regresso de outros (Cavaquistão II) entre outras situações mais díficeis de decifrar uma vez quea edição não inclui um índice (?) sobre os factos a que as ilustrações se reportam.  Os desenhos apesar de terem um ar desbundado são feitos com segurança de traço de quem domina há muito a ilustração de imprensa - embora, diga-se, que o autor não tenha feito assim tanta neste país pouco dado a essas coisas gráficas. Feitor abusa dos animais para serem a sua voz de crítica social enquanto o mundo abusa da sua própria estupidez.
A edição limitada finalmente está toda disponível - vários exemplares ficaram por montar desde o lançamento na 17ª Feira Laica. Aproveitem!

Por fim, do colectivo suiço Hécatombe, um trabalho a solo de Abstien Gachet, Les corps nus cornus (2011), livrinho A5 todo impresso em serigrafia, embora o miolo não pareça de tão fino que é o papel e impressão. Fino é o traço do autor. A vista também não se faz de grossa. Apanhado de desenhos de Gachet numa visita ao Berliner Medizinhistorisches Museum der Charité, onde pelos vistos estão expostas em formol uma colecção de aberrações humanas. As crianças das Stars nunca sairiam assim... Raios, não me apetece escrever mais... Amanhã é outro dia!

Sem comentários: