domingo, 3 de outubro de 2010

PEQUENO É BOM encontros sobre edição independente (6ª sessão)


Esta sessão terá dois temas:

- FOTOGRAFIAS DAS FÉRIAS (por favor, leiam isto com ironia e não na pior tradição familiar solipsista!). Parte do grupo que partiu na aventura da tournê europeia da Chili Com Carne, Spreading Chili Sauce around Boring Europa, vai mostrar as fotografias e "carnets de voyage" mas tentando que ninguém boceje falará-se dos espaços e dos grupos alternativos ligados à bd, ilustração, grafismo e música que os receberam.

A banca de edições irá incindir nas edições que trouxeram: zines, discos e livros, alguns da melhor produção europeia como a Argh! (Espanha), Canicola (Itália) e Stripburger (Eslovénia), outras de grupos novos como os aústriacos Tonto - uma surpresa muito interessante vindo de um país com tradição nula em bd ou ilustração.
As vendas destas edições servirão para financiar o livro da tournê, que está a ser feito e será lançado em Dezembro deste ano. Na compra destas edições serão oferecidos "prints" dos desenhos que estiveram nas exposições da tour.

- CURTAS CHILENAS (1ª sessão), em parceria com a Asociacion Cortometrajista de Chile voltamos ao Cinema na CCC! Será uma mostra de uma série de curtas-metragens do Chile onde encontramos ficção, cinema de animação e documentário. No PEQUENO de Novembro haverá mais filmes para ver.
Porque não chamamos a esta mostra de CHILE com carne? porque es un chiste horroroso, tío! Com o retorno da democracia no ano 1990 abrem-se no Chile novas perspectivas para o desenvolvimento de expressões culturais que tinham sido apagadas durante os obscuros anos da ditadura militar. O Cinema participa activamente dessa regeneração cultural com a criação de novas escolas de Cinema, o retorno do exílio de profissionais da área, mediante apoios institucionais e colaborações estrangeiras da UE e de Cuba por exemplo. Assim surge uma nova geração de cineastas e profissionais do Cinema que permitem que hoje o Chile seja junto com a Argentina um dos principais motores do novo cine latino-americano. Nesse contexto é criada a "Associação de Curta-metragistas do Chile" em 1992 e que se dedica a promover as curta-metragens do Chile tanto no país de origem como em festivais internacionais. A selecção que iremos apresentar faz parte da itinerância 2010 das ultimas produções, já exibidas em Clermont-Ferrand (França), Segóvia (Espanha) e Flandres (Bélgica).

Filmes a mostrar:
- D-Construir, de Eduardo Bunster (26', 2009)
- Aseo General, de Paulina Costa M (22', 2008)
- Videojuego, de Dominga Sotomayor (5', 2009)
- El Hombre Imaginário, de Marcelo Porta (19', 2009)

Sem comentários: