sábado, 10 de julho de 2010

Poststressthing (1/3): zines

Dois meses de grande actividade no que diz respeito à Chili com Carne e MMMNNNRRRG... quase não houve tempo para apreciar os artefactos que nos chegaram às mãos vindos de pontos tão distantes como os EUA ou as Balcãs ou mesmo de Portugal... Os próximos "posts" serão sobre esses materiais, a começar pelos zines.


- Chanic é belga, participou no MASSIVE e foi discreto na sua passagem por Lisboa, nem dê-mos por ele, só quando passamos uma vez pela abroaskjhfdsfjasd AH! é que alguém do Trem Azul deu-nos um pacote e «esteve cá este vosso colega e deixou-vos isto»: dois volumes do fora-de-colecção do Lazer artzine (Jan'10)... foi aí que nos lembramos que o Chanic vinha cá a Portugal. Hélas! Apesar de pregar uma visão holítica de Arte, na verdade o Lazer afunila-se no desenho e ilustração, e também em banda desenhada experimental ou abstracta - havendo apenas um momento ou outro de Poesia e de Pintura... Mas afunila-se bem, com colaborações da Aldeia Global (onde encontramos desenhos do nosso André Lemos) ecléticas q.b. Grafismo limpo, bem impresso, um projecto convicente.

- Count Rude Grarr?
Mas o gajo quer-nos enganar?
Deve pensar que somos parvos!
Grimm Portraits ov Doom (Ruru Comix; Jun'10) é um zine de ilustrações do Rudolfo! Sim do Rudolfo! Olha, olha! Desenhos abonecados de pessoalixo do Black Metal! Parecem "toys" fofinhos de quem queimava igrejas e matava os amigos com facas do Ikea... São desenhos fixes mas sabe a pouco, 12 desenhos apenas, Rudeboy!?
Apenas 55 cruzes invertidas em todo o zine!?
Tem deixar de ser tão nervosinho e fazer mais para ficar edificar um Profano Tomo de quem realmente venera True Black Metal!!!
Não quereis oferecer-vos às hordas por tão pouco!
Heil, Heil!

Sem comentários: