sexta-feira, 23 de julho de 2010

Como Fazer Uma Low Budget Do It Yourself Animation? Ora Vejamos...


Antes de mais nada um pedido de desculpas pelos erros de acentuacao (como este na palavra "acentuacao") que se devem ao facto de estar a usar um teclado ingles que nao me permite escrever em portugues como deve ser. E um bocado chato, especialmente quando quiserem distinguir a diferenca entre e e e.

Este texto foi escrito para ser usado no proximo encontro do Pequeno e Bom, visto que fiz o videoclip pros Hiata quase sem budget e conseguimos ter tempo de antena na televisao nacional e internacional. Como nao posso estar la no dia 7 de Agosto. aqui fica a minha contribuicao por escrito.

Ora bem, para fazer o meu filme com Low Budget foi muito simples.

O investimento mais pesado que um gajo tem de fazer e no scanner e no PC que convem serem bons mas nao tem de ser topo de gama. Depois temos a mesa de luz, as folhas com furos especiais, o Peg Bar e o software necessario para montar a coisa.

O scanner tem de ser capaz de passar imagens com 300 ou 400 de resolucao e acho que qualquer scanner a venda e capaz de fazer isso. Claro que era bom comprar um scanner com a capacidade de passar varias imagens porque vai poupar tempo, mas esses sao muito caros, dobro do preco, acho eu. Seja como for, eu usei um scanner normal em que se tem de passar folha a folha. Claro que em vez de se perder dinheiro, perde-se tempo - tive de passar planos com 60, 70 e 80 desenhos e se um gajo nao tiver cuidado perde a cebeca, especialmente quando depois de se passar os 80 desenhos descobrem-se erros de tempo ou na animacao. No fim acaba por ser bom para se desenvolver um instinto de prever estas coisas... Mesmo assim preferia ter tido mais guito, ter poupado o tempo a scannar e te-lo gasto em experimentacao.

O PC tem de poder correr os softwares necessarios para a realizacao do filme. Para mim estes foram o CTP (para scanning das imagens e posteriormente o programa que as transforma em frames e exporta os clips em AVIs) e o Premiere (programa para o editing dos varios clips e montagem com som). Neste caso eu pensava que o meu PC era bacano o suficiente mas ao exportar os videos do premiere o som ficava ligeiramente deslocado da imagem. Nunca cheguei a perceber se este problema era relacionado com o Premiere ou com o computador mas acabei por cagar nisso e disse a banda para resolver a questao. Com os contactos deles a coisa foi resolvida imediatamente.

A mesa de luz foi feita a padeiro. Depois de ver os precos online para uma mesa de luz como deve ser, decidi nao comprar uma. Peguei na caixa onde o monitor do meu computador chegou e puz maos a obra. Aqui seguem as instrucoes detalhadas para fazer uma mesa de luz usando uma caixa de cartao:

- Cortam-se naco de cartao, a esquerda ou a direita. E ai que vai entrar a lampada.
- Cortam quase a parte de cima toda, deixando uma moldura de cartao para se colocar o vidro por cima.
- Tiram-se as medidas da parte de cima toda, incluindo moldura.
- Compra-se um vidro opaco (para nao queimar a vista demasiado) das medidas tiradas no passo anterior. Muito cuidadinho porque o senhor que vos vende o vidro vai corta-lo e as arestas estao muito afiadas. Isto nao e caro.
- Compra-se daquela fita-cola extremamente forte e grossa.
- Mete-se o vidro no topo na caixa de cartao e enrolem fita cola nas arestas, dando voltas completas a caixa para que a caixa e o vidro fiquem bem agarrados.
- Compram-se um candeeiro que use lampadas pequenas e compram-se varias lampadas pequenas, cerca de 5 ou 6.
- Desmonta-se o candeeiro ate so ficar o fio da electricidade ligado a lampada.
- Monta-se a parte da lampada a base da caixa, la dentro, sem deixar que o vidro da lampada toque no cartao - senao a coisa pega fogo. O ideal sera fazer um pequeno corte na base que mantenha a lampada na vertical virada para cima. Isto e capaz de criar zonas mais sombrias que outras no vidro, mas e mais seguro assim.
- Importante prender com a mesma fita-cola o fio a caixa porque uma vez o fio caiu quando eu estava a scannar e acabei por queimar a alcatifa.

Igualmente importante, pelo menos se usarem o programa CTP para montar os frames, sao as folhas com furos especiais e o Peg Bar. O programa reconhece estes furos e encaixam os desenhos milimetricamente a partir da posicao em que estao na folha. O Peg Bar e a ferramenta que vos permite desenhar com as paginas umas por cima das outras sem se desviarem um bocadinho que seja. O Peg Bar nao faco a minima onde se compra mas aconcelho a perguntarem a alguem do ramo ou vao a ETIC a minha ultima escola e boa sorte. Eu tenho o meu desde os meus 17 anos. As folhas com furos so consegui a partir de contactos que tinha com antigos professores. O vocalista e baixista da banda foram a escola e furaram 1000 folhas, tres a tres que depois deram a minha namorada que trouxe a Londres quando me visitou. Claro que nao e o processo mais facil e se souberem um programa qualquer que evite este esquema todo digam qualquer coisa.

Para acabar, o software. Isto tem de ser tudo sacado da net ilegalmente, senao gastam guito a dar cum pau. O CTP e o programa que vao usar para scannar os desenhos, encaixa-los em frames e exportar em clips de 4 ou 5 segundos formato Avi. Este programa e um dor de cabeca, especialmente a versao que eu tenho. As vezes um gajo scanna 80 desenhos e ha um deles em que os furos nao foram reconhecidos e ja nem me lembro o que e que se faz nessa situacao. Como ja disse antes, estou a procura doutro software para esta fase da producao. O Premiere e o programa que vai ser usado para montar os nao sei quantos clips de poucos segundos que criaram anteriormente. O som entra so aqui e devia estar em formato WAV. Ah, a exportacao do filme com o Premiere e um granda frete. Mas facam como eu e se o som estiver deslocado arrangem alguem que faca um edit e corrija so esse problema.

Et voila.

João Rubim


Hiata - Poisoned waters Re-Issue 2009 from Hiata on Vimeo.


A Mesa de Luz, essa Obra Prima:



Sem comentários: