domingo, 6 de junho de 2010

MÁ ONDA E SUJIDADE #2

Photobucket

Documento incontornável do post-mortem industrial sueco, "Master Control" dos Blood Ov Thee Christ define uma sonoridade / estética e precede o legado negro e diabólico dos inúmeros projectos que povoam ainda hoje o lado errado da Suécia. Nascido nos anos 80 pela mente torturada de Harri Honkaniemi, Blood Ov Thee Christ é, a meu ver, tão relevante como os nomes maiores dos primórdios do noise / power electronics. Apenas comparável às edições mais doentes da Broken Flag ou da Come Org. em Inglaterra ou ao legado sanguinário dos Mauthausen Orchestra em Itália.

Nunca igualado em termos de violência, a reedição em CD (disponível baratinho via Segerhuva) é um disco absolutamente fundamental para qualquer um que tenha interesse no industrial mais fodido.


Photobucket


Finalmente disponível em vinil, as duas demos dos holandeses Necroschizma, obscura banda de Doom / Death da transição dos anos 80 para os 90. A anterior reedição em CD continha apenas a primeira demo "Erupted Evil" (juntamente com uma gravação ao vivo da mesma altura dessa gravação em que abriram para os Asphyx). Esta nova reedição em LP junta a essa gravação, a demo "Necrocarnation" que nunca chegou a ter edição oficial. Mais um imprescindível documento do mais obscuro metal, foi uma década fértil em boas reedições. Lançado pela Black Vomit Records da Grécia em 500 cópias.

Imaginem Hellhammer tocado por celtiberos, ou os Von a tocar doom. Caverna caverna caverna.


Photobucket


"Muerte ! Death in Mexican Culture" é um livro lançado já há alguns anos pela Feral House, editora que tem desenvolvido um trabalho único, divulgando trabalhos arriscados nas áreas da música e cinema obscuros, das curiosidades contraculturais e demais bizarrices. Este livro reúne diversos ensaios que tentam contextualizar e compreender muita da obsessão mexicana pela morte, remontando aos seus rituais ancestrais e incidindo com especial profundidade sobre manifestações mais contemporâneas dessa sede de sangue, como é o caso do enorme sucesso de publicações sensacionalistas que se alimentam de toda a ruindade das ruas mexicanas, como a Alarma !

Claro que também é uma boa desculpa para ver homens de bigode farto esventrados com catanas, traficantes atirados ao rio e encontrados em estado avançado de decomposição ou meninas devoradas por cães.


Photobucket


A Cinéma Abattoir é uma editora / produtora do Quebec que se tem especializado em projecções de cinema transgressivo e underground, assim como compilações que reúnem em DVD algum material de bastante difícil acesso até agora. Os três volumes até agora lançados ( "L´Érotisme", "Incarnation" e "À Rebours" ) estão organizados, embora de forma bastante livre, em torno de determinados temas. São apresentados de forma cuidada, e embora como todas as compilações tenha altos e baixos, no geral a qualidade da selecção é bastante alta.

Reunindo não só obras mais recentes de jovens realizadores, como clássicos do submundo, tem-se notado um trabalho que garante o resgate de pérolas perdidas assim como uma maior visibilidade a obras de outra forma remetidas ao circuito quase inexistente dos mais refundidos festivais de cinema do mundo. De referir com especial apreço o último volume, "À Rebours", que reúne dois filmes particularmente relevantes : "Dead Man II - Return of the Dead Man", Ian Kerkhof, 1994 (o mesmo realizador de "Beyond Ultra Violence - Uneasy Listening by Merzbow" e que aqui também colabora com a lenda do noise japonês) e "Satan Bouche Un Coin", Jean-Pierre Bouyxou, 1968 (!!)

1 comentário:

André disse...

Blood Ov Thee Christ!!! CARAAAAAAAAALHHHOOOOOOOOOOOOO!!!!