quinta-feira, 6 de maio de 2010

E ao quinto dia, Ele criou os animais...


Tiago Guillul : O aquecimento do lendário Homem-Pinguim (FlorCaveira; 2010)
Quinto registo de Guillul, este como um CD-EP de "avanço" para o próximo registo a sair dia 17 de Maio. Quatro temas, dois serão incluídos nesse disco, ficando assim para o futuro dois inéditos, tanto que o primeiro tema já tem um vídeo-clipe a rodar pela 'net.
Com o sucesso que as gentes da Flor tem levado é natural que o investimento e orçamento para gravar tem aumentado, e Guillul lá foi também para os estúdios da Valetim de Carvalho - a Abbey Road dos pequenitos? - tornado o seu som mais limpo mas sem perder o espírito e a pica. Ao contrário do Samuel Úria que começou a oferecer rebuçados, Guillul mantêm um dogmatismo religioso forte, com uma forte componente orelhuda que fazem (como sempre) qualquer música dele um Hino ao Senhor. Mesmo pagão como a minha pessoa mete-se a cantarolar estas deliciosas lengas-lengas Pop.
Bisbilhotando a ficha técnica, fico preocupado com alguma inconsciência minha... Os movimentos evangélicos fartam-se de usar música para apanhar e converter (Search & Destroy?) sendo até perigoso como algumas seitas usarem géneros músicais subversivos (Metal, Techno) absorvendo-os e limpado-os para as suas comunidades - algo patético mas perigosamente ignorante é o Metal Cristão, por exemplo. Neste disco, Guillul avisa do uso de vários "samples" e influências de músicas de outras igrejas (da Angola à Suécia!) como o "sample" Rock FM xunga de A Desmumificação da Nação. Usa de forma brilhante e sem complexos... é nesta altura que penso, caramba! Este tipo é um "subversivo"! Ele também está a usar o Panque para NOS converter! É um açucar alternativo para nos apanhar! Temos de ter cuidado e consumir estes seus discos com moderação ou ainda acabamos na Igreja a cantar com ele! Rápido, onde está o Once upon the Cross dos Deicide para limpar a cabeça? Ou Anal Cunt... Ah! Por falar nisso, a embalagem e desenho é do Quim Albergaria, cantor dos extintos (Graças a Deus!) Vicious 5 e baterista dos ainda-não-extintos-mas-lá-virá-um-dia-se-Deus-quiser Paus.

Sem comentários: