quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

casacos


Acabaram-se os livros que trouxemos do Festival de Angoulême ficam os últimos comentários às exposições e os "restos" de fotografias, a começar pela foto de turista de três Chilis que foram ao maior evento de bd (pelo menos na Europa): João Maio Pinto, Ricardo Martins e Marcos Farrajota. A outra é do stand dos italianos The Passenger Press que bem representou a MMMNNNRRRG e o MASSIVE na recta final.

Estas fotografias são no novo Museu da Banda Desenhada, novo equipamento em Angoulême que por sua vez faz parte do novo conceito que engloba toda a cidade que é a Cidade Internacional da BD, que inclui a Escola de BD, a Casa dos Autores, a Bedeteca e o Museu.
Ao contrário da tradição francesa de lixar as exposições de bd com cenografias rídiculas, pesadas e muita das vezes "kitsch", o Museu mostra a bd como "Arte pela Arte", num ambiente "clean" e sóbrio. A exposição permanente é uma viagem à História da BD com originais do século XIX aos dias de hoje. Os franceses amam a bd? Sem menor sombra de dúvida!

Sem comentários: