sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Enciclopédia de esqueletos



Chegou à Chili Com Carne os números 8 e 9 da Encyclopedia de Bongoût, intituladas de Skull Skool, Royal! (Ago'08) e Im Dunklen Wald (Set'08) ambos do desenhador Antoine Bernhart. Hum... não perceberam a importância da coisa, pois não?
Para começar a Bongout é um casal que trabalha em serigrafia e grafismo, tendo aberto uma galeria de arte em Berlim. A Encyclopedia de Bongoût é sempre uma boa/ bela edição, e por fim o francês Antoine Bernhart é uma referência na ilustração francesa e mundial. Nos finais dos anos 70 entre França e Londres fez muita capa e cartaz para bandas Psychobilly - como os famosos Meteors - tal mostra o primeiro livro que reproduz centenas de esboços de Elvis, Betty Page, Cramps e outros Rockers geralmente em estado de decomposição e de caveira descoberta. Encontra-se também algumas cenas de Bondage e Fetiche bem como ainda reproduções pequeninas de capas de discos e cartazes de concertos de bandas como Nine Inch Nails, Unsane, Dwarfes, Melvins... Convencidos a importância do autor?
Seguindo em frente, o segundo título reproduz as suas ilustrações / pinturas mais recentes, desde que foi para o Japão nos anos 90 estando em contacto com a cena Bondage do clube Kinbiken -, clube esse que lhe foi apresentado nada mais nada menos pelo mestre do Japanoise Masami Akita (Merzbow). Esses trabalhos são teatros de situações de tortura, S/M e insanidade psico-sexual em que a violência representa-se em pícaros infernais. As personagens tem expressões tão alienadas psicológicamente que nos dão a entender que estão encenar situações dantescas. Estas imagens imprimem-nos mistérios... curiosos agora?

Sem comentários: