domingo, 19 de dezembro de 2010

The Walls are the Publishers of the poor

Albert Foolmoon
Le Lézard Actif; 2008

Foolmoon desenha, edita e o que mais for necessário como bom activista da cena gráfico-fanzinista que é - e já agora, ele também organiza o sítio obrigatório DIYzines.
Esteve de visita turística, no verão de 2008, por Lisboa e Porto e deve ter ficado embasbacado com a cena "street-art" portuguesa. Por acaso acho que ele teve sorte porque nesse verão pelo menos no Bairro Alto houve algumas colagens em grande formato bem fixes!
"As paredes são os editores dos pobres", é verdade mas acrescentem os zines nesse caso, se fazem o favor... Porque Foolmoon assim que regressou a casa fez imediatamente um zine com as fotografias dos murais, grafittis, stickers, cartazes (ex.: um do João Maio Pinto para a ZDB) e toda a gráfica anarca das paredes lisboetas e portuenses. Impresso na impressora lazer em casa, no formato A5 e em 12 páginas, montou de forma dinâmica as fotos e em poucos dias estava cá fora este zine de homenagem às "nossas" paredes - os azulejos portugueses precisam de fazer um "reboot"?
O engraçado disto é o eterno "cliché": tem de ser um estrangeiro / alguém de fora para reparar ou registar ou dar valor ao que temos em frente do nosso nariz - não é uma boca a Portugal, acontece um bocado por todo o lado. Mais pertinente este zine não podia ser numa altura em que se pretendia o Bairro Alto limpinho - meses depois os cartazes voltaram, juntamente com urina de desesperados, copos de plástico e garrafas partidas. Allez!

Sem comentários: