domingo, 4 de janeiro de 2009

à boleia... e outros poemas


Clique na imagem para ampliá-la e saber como participar nesta iniciativa da autora finlandesa Tiitu Takalo, que esteve presente na Feira em Coimbra e deixou-nos dois livros da sua autoria: Jää (Suuri Kurpitsa; 2008) e I Ringen (Optimal Press; 2008).

O primeiro é uma antologia de 13 bd's curtas que vão variando (um bocado) de estilo gráfico e de narrativa. Algumas bd's são de foro mais pessoal, outras de cariz social-político feminista. Muitas das bd's falam de viagens - daí que a convocatória da autora para o tal zine de "Boleias" não seja nada à toa. Muitas das bd's são poemas para quem acredita em Liberdade na vida mundana.
O segundo é uma estória completa e auto-conclusiva sobre duas jovens pugilistas que se apaixonam. Achei este livro menos interessante porque topa-se que é quase um manifesto lésbico disfarçado de estória. A capa tem uma força e presença em qualquer lado que se ponha o livro (da estante à banca de feira de bd), já o conteúdo achei óbvio demais mas é capaz de agradar ou de inspirar jovens perdidas na sua (homo)sexualidade.
De realçar os bons desenhos da autora que consegue ser bastante dinâmica sobretudo no que diz a movimentos dos corpos e que mostra ser virtuosa sem ser excessiva ou inexpressiva.
Ambos livros estão escritos em finlandês e sueco, respectivamente (I Ringen é a edição sueca do livro original, com capa dura e uma melhor impressão que o original), mas são incluídos suplementos com as traduções em inglês.
à venda na CCC - não estão na shop devido a um bug informático que estamos acabar de resolver - a 12€ e 15€ respectivamente (desconto de 20% para sócios da CCC).

Sem comentários: