quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Children are the future

auto-edição; 2008?

Anna Ehrlemark é uma sueca que vive na Croácia em perfeita sintonia com a cena bedéfila local - se calhar não é bem assim a julgar pelo zine que fez cujo título diz tudo: Very scientific article about the dicks in South-East-European underground comics, esta bd também foi publicada na antologia Komikaze.
Children are the future é a adaptação para bd (em 12 páginas p/b A5) de um poema da sua compatriota Sonja Akesson (1926-1977) que tem tudo de surreal e violento vindo do Norte. As vítimas são as crianças, ou melhor os bebés, essas criaturas que quer o suiço H.R. Giger quer o português Artur Varela apresentam de forma agressiva e muito longe da fofura intrínseca como se costumam apresentar os bebés - seja na esfera privada (as fotos na carteira) seja em público (cartazes a fraldas e afins). Algo poderá chocar aqui embora a ironia esteja presente.
Resta saber porque Ehrlemark fez uns bonecos de pano que representam a figura da criança na bd. Será que é para «atirar para um fosso» como é sugerido no texto?

Sem comentários: