quarta-feira, 28 de maio de 2008

Anteism

Uma troca de livros entre a Chili Com Carne e o Anteism (Canadá) resultou na recepção de três antologias deste colectivo de artes gráficas, a saber: See.spot.die (2004), The Feast (2006) e Manuscribbles (2007). Três antologias de artes gráficas (desenho, bd, ilustração, fotografia, Design), na essência com trabalhos de criadores do Canadá - o The Feast tem colaborações estrangeiras - resultantes de projectos concebidos pelo colectivo.

O primeiro tem como tema "O Cão", isto porque alguns membros do grupo estiveram em Taiwan e viram como os cães são lá mal-tratados (os homens que se fodam, os cães são mamíferos muito mais giros e interessantes, como todos nós sabemos). Formato A4 ao baixo, todo a cores, é o primeiro livro/projecto de um grupo de criadores em formação mas já com estilos definidos que irão melhorar nas antologias seguintes.

The Feast são 170 e tal páginas num livro ligeiramente menor que o A4 e o único dos três que tem uma presença de texto: alguns textos de acompanhamento às imagens, outros são poesia e contos ilustrados, para não falar de uma ou outra bd. A dada altura podia ser um bom número da revista Bíblia quando esta não era a merda que é agora.


Não há aqui nada que se possa dizer que estas antologias sejam inovadoras, nem encontrei nenhum trabalho que possa ser indicado como um fenónemo de espectacularidade, o que estas antologias mostram é que no Canadá ou em qualquer país onde haja um mercado exigente para a ilustração ou artes gráficas. Das três preferi Manuscribbles por ser o mais "maneirinho" - um bocadinho maior que o A5.

Destaques para alguns dos autores que participam nas antologias: Keith Jones, Luke Ramsey, Peter Taylor (que fez a capa de Manuscribbles e talvez o autor mais carismático graças aos seus "Budas tatuados"), Bill Dunlap e Zane Kozak.

Sem comentários: