segunda-feira, 16 de julho de 2007

Leitinho quente com Vodka

Roman Maeder é um dos editores do zine Milk+Wodka. Suiço que tem vivido por Berlim, esteve no mês passado em Lisboa para fechar a exposição na Bedeteca e visitar a Feira Laica. E trouxe música, muita música... em formato CD-R auto-editado como os Die Surf Angels (2005), banda Surf'n'Lounge de 7 elementos em que Roman faz as "bad guitar". Não havendo ponta de genialidade é no entanto uma banda instrumental que se ouve bem saltando do Surf energético e diurno para ambientes soturnos jazzísticos. Há uma boa presença de metais e não faltam versões de clássicos Surf mas há também de temas dos finlandeses Aavikko e das japonesas Shonen Knife. Mucho nice!
Continumos em contagem decrescente de elementos dos projectos musicais do Herr Maeden e encontramos Los Tres Lulus (200_) que são mesmo três (podiam não ser...) e que tocam Rock Naíf - o Roman canta, toca bateria e orgão. Rock Níf querendo significar que há um manancial de influências executadas com pica em gravações manhosas pelo mundo fora (Alemanha, Irlanda, Suiça, Eslovénia) que sem pudor versionam Ramones (I wanna be your boyfriend, Somebody put something in my drink), Cramps (Strychnine) misturado com clássicos Blues (Boom boom de John Lee Hooker), Latino (Porque te vas de José Luis Perales), Pop/Jazz (Blue Velvet de Bernie Wayne e Lee Morris) entre temas originais bastantes divertidos como Public Bath, um tema que glorifica as casas de banho públicas, uma risota!
A seguir a dupla Larry & Lena com On the sunny side of the street (2002) mais virado para um "Folk Urbano" (seja lá o que isso quer dizer) em que as versões ficam adulteradas como o whisky rasca, ou seja, nota-se a diferença mas bate na mesma: La garota de Ipanema de Stan Getz ganhou um "L" latino (Roman e a companheira não sabiam distingir lá muito bem o português do castelhano), Pornostar é uma adulteração de Moviestar dos Stereototal, "All I want to do..." é na realidade "You and your sister" com o título errado - Lembram-se? Era a única música que se aproveita dos This Mortal Coil, uma pérola cantada pela Kim Deal e Tanya Donelly; On the sunny side (...) é dos Pogues, claro, tocado com orgão de feirinha catita. É curto e simpático.
Por fim, a solo Roman transforma-se em "cowboy kitsch", o Larry Bang Bang, que tem como cartão de apresentação o Greatest hits (200_) - também tem um belo e verdadeiro cartão de apresentação em serigrafia (imagem) mas isso já é outra história... Este disco parece ser quase sempre gravado ao vivo, muitas vezes com conversas herméticas germânicas (para quem não percebe alemão, portanto), os temas são standards do Country e do Folk (Lee Hazelwood, J. Burns, Cash, Dylan,...) e o som é manhoso. Tudo bem, isto é para ser Country Trash como o Roman o define.

Sem comentários: