terça-feira, 8 de maio de 2007

OuDiPo

OuMuPo, vol. 6
(0101 / Ici d'ailleurs; 2006) de Killoffer

1. E porque é que os críticos são sempre considerados artistas falhados!?
2. Nesse caso - "se temos a fama ao menos que tiremos o proveito" - venho aqui FUNDAR a OuDiPo (ouvroir de diffusion potenciel), movimento criativo congénere do OuLiPo (seminal neste tipo de abordagem e dedicado à literatura), OuBaPo (bd fundado pela L'Association) ou OuMuPo (Música).
3. Tal como o OuLiPo fundado nos anos 60 do século passado em que se criaram exercícios literários baseados em restrições matemáticas (trocar o substantivo de um texto pelo respectivo sétimo substantivo encontrado no dicionário) também se pretende que se deve explorar novas formas de divulgar / criticar objectos artísticos (discos, livros, peças de teatro, filmes) segundo uma constrição. Alguns exemplos de exercícios já realizados por aqui: escrever com se fosse de outra nacionalidade, usar os tradutores automáticos, misturar o texto de forma aleatória, escrever em modo de futurologia, roubar crítica de outro e mudar algumas palavras, fazer uma pastiche, ...
...
a) As editoras (de bd) L'Association e (de música) Ici D'Ailleurs juntaram-se para este plano ambicioso de lançar uma colecção de discos com bd's em que são usados parâmetros Ou-X-Po, mais concretamente OuMuPo e OuBaPo.
b) Assim os autores de bd tem 16 páginas (4 vinhetas cada) para pegarem em desenhos de outros artistas (devem usar pelo menos 5 artistas do catálogo) e remisturar / recriar uma bd, entre mais outras pequenas restrições - podendo também o artista criar as suas.
c) «e então?» perguntam vocês... bem, nada de especial... o livrinho parece mais um wallpaper ou um suplemento do CD do que uma obra com carisma. A piada da bd parte da descrição do jogo de xadrez entre Marcel Duchamp e Edouard Verschuere, em 1923. É giro para folhear no sofá burguês enquanto se ouve a música do DJ Krush, só isso...

3,5

Sem comentários: