terça-feira, 26 de dezembro de 2006

CD-Red Beatles

v/a: "BTLS.cvrs.rwks" (F. Leote; 2006)

Primeiro havia Jesus, depois vieram os Beatles, e ao que parece entretanto vieram os Oasis e os Arcade Fire sabe-se lá porquê... Deste grupo sem dúvida que os Beatles são os mais interessantes (Jesus não deixou registos fonográficos... e dos outros: "sem comentários") a julgar por esta compilação que junta versões e reconstruções das músicas dos "Fab Four"...
Esta compilação deve ter sido feito num Soulseek ou algo assim, foi colocada "beatles covers" no "procurar" e... pimba! Ao contrário das compilações limpinhas de "covers" de uma Mojo, esta é feita sobretudo com as versões dos "perdidos da História" como gajas que cantam em falsete (Cathy Berberian, Tiny Tim), concurso de talentos escolares (Tangley School), um fadista (sem creditação - um anónimo que pagaremos a peso de ouro pelo seu nome) com alguns sérios problemas de inglês no "Hey Jude" (hilariante!), malta mais dada para a dança seja funk-soul ou electro-disco (Shirley Scott & the Souls Saxes, Cassetteboy/Hylda Baker, Cristina)... Mas também há nomes sonantes como Buttholes Surfers (muito boa quando eles também eram muito bons), Siouxie & the Banshees, Cornershop, Residents, Daniel Johnson, Feelies e Chris Eckman (dos Walkabouts) cada um no seu tom e estilo. Há ainda o polémico plunderphonic John Oswald que (des)constroi os de Liverpool.
A melhor versão de sempre é a "She loves you" de Peter Sellers a recitar a letra em tom de alemão nazi - mesmo de chorar por mais!

Sem comentários: