sexta-feira, 21 de abril de 2006

Fenoscândia III

Da Suécia, já tinha aqui falado da C'est Bon Anthology, em Setembro 2004. O último número, o cinco, participam Tommi Musturi (da Finlândia e já publicado no Quadrado #6), Sara Granér, Django Mikalacki & Igor Kordey (uma bd de 1986!) e Carol Swain (autora já publicada no Azul BD3). A tal bd de 1986 foi a que me chamou a atenção. Desenho naturalista faz uns saltos quânticos entre uma familía moderna e uma primitiva, coisa bem anos 80 mas bem feita em todos os aspectos. Esta revista tem evoluído de uma revista de colectivo para uma revista de colectivo mais convidados especiais, ao ponto que está a "engordar" o número de páginas a julgar pela maquete do #6 que vi na SPX'06. O próximo número terá distribuição mundial via catálogo Previews. Dará que falar?



Quem não fala muito é o gato Klas nem o seu simpático criador Gunnar Lundkvist. Klas Katt Gar Till Sjöss (Ordfront; 2003) é mais um volume de estórias minimalistas e misteriosas. Álbum impresso a preto e branco e algumas páginas a cores, mesmo que eu percebesse sueco, as bd's deste autor / série (quem é alter-ego de quem?) são tão estáticas e deprimentes, e sobretudo, metafóricas, que nunca saberemos o que se passa aqui... Podem apanhar as bd's existencialistas republicadas neste volume em várias antologias internacionais (Lapin, Stripburger, etc...) que sempre é melhor.



Um livro que mesmo não percebendo nada de nada mas tive de comprar (estava em saldos e o livro estava com o miolo de pernas para ar - ficou em 2€!? Deve ter sido isso, 20 Coroas, a Suécia ainda não tem o Euro) foi Den Universella Bristen På Respekt (Ordfront; 2000) de Joakim Pirinen. Em Portugal creio que ele foi publicado umas duas bd's no Azul BD3. Eram as bd's mais escatológicas... O autor é de um traço minucioso e fluído, de um humor negro estranho (nórdico?). O que não sabia era que o tipo sabia desenhar mais do que ursos de que vomitam & vomitam & vomitam bílis, pêlo e entranhas. O livro mostra a versatilidade de traços (e de temas!) de Pirinen. A compra foi bem merecida mesmo sabendo que nunca irei "ler" este álbum que reúne várias bd's de Pirinen.

Sem comentários: