sexta-feira, 11 de julho de 2008

Uma semana com Jenni Rope

Monday ; Tuesday ; Wednesday [2ª ed.]; 3AM ; Mitä teet viikonloppuna? / Any plans for the weekend?
Jenni Rope
Napa; 2002/2006

Do colectivo finlandês Napa, uma das autoras que se destaca é Jenni Rope (publicada em Portugal no Quadrado #6), que tem publicados uma série de livros a solo. Na realidade são mais do que uma série de livros, pois o que Rope desenvolveu foi um projecto multidisciplinar em que cada dia da semana tem direito a uma publicação ou um objecto gráfico. Assim os primeiros títulos são uns livros quadrados, o terceiro é um "flip-book", o último é outra vez um livro.



Cada livro é uma experiência gráfica para Rope, em Monday existe efectivamente alguma ligação à Segunda-Feira mas de forma desengonçada, poética e não diria "non-sense" porque algures deve haver um sentido bem nórdico. Impresso a duas cores, os desenhos são quase infantis mas é em Tuesday que a infantilidade aparece em todos os aspectos. Impresso a cores, o aspecto do livro com os seus desenhos toscos, expressivos e coloridos parece que estamos perante um livrinho para crianças... mesmo a história parece contada por/para uma criança, com a sexualidade ainda a brotar. A inocência que evoca é quase embaraçosa, graficamente é brilhante.



Wednesday como todos os "flipbooks" tem uma animação simples. Neste caso, uma planta cresce, transforma-se numa cara... um bocado freak demais para o meu gosto mas como é normal nos "flipbooks" é um objecto simpático... "A Quinta-Feira" creio que foi transformado num crachá que indica as três horas. Curiosamente a leituras das "três" é sempre pensado como três da manhã e nunca três da tarde - será que todos os meus amigos e conhecidos são boémios?


Por fim, "Sábado" e "Domingo" foram despachado num livro só, Mitä teet viikonloppuna? / Any plans for the weekend?, que volta às origens do Monday e Tuesday, ou seja um formato quadrado e de conteúdo ilustrado muito colorido e vivo ligando mais uma vez à ideia da inocência infantil. Nesta obra essa associação é mais óbvia porque o livro foi impresso num cartão forte como são feitos muitos livros ilustrados para a infância.

Ah! "Sexta-Feira" creio que também é um flipbook.

Alguns destas edições encontram-se à venda no site da CCC (20% desconto para associados)

Sem comentários: